Liberte-se das palavras que te sufocam


Oi família!

Vamos conversar? Não sei se perceberam, mas gosto de desabar com vocês e adoro quando percebo que vocês também sentem um pouco do que sinto em relação às coisas. 

Por muito tempo tive dificuldade de falar sobre coisas e momentos que me incomodavam. Acho que desde pequena fui assim. Costumava chegar em casa estressada com alguma situação e desabafar com minha mãe sobre diálogos que só se passavam em minha cabeça, ela me olhava profundamente, sorria e falava: "Você falou assim com ele(a)?". O que me fazia engolir em seco e responder: "Claro que não, só pensei.". 

Quando algo me estressava muito eu imaginava diálogos intermináveis na minha cabeça, passava todo o tempo em que eu estava debaixo do chuveiro pensando no que poderia ter dito. As palavras viviam me sufocando. E o porquê disso? Sempre fui daquelas que pensava que palavras ferem e muito, por tanto é melhor eu me sentir ferida do que ferir os outros com as coisas que falo. Ou seja, machuque a si mesmo, mas não machuque as pessoas.

Com o tempo eu fui aprendendo que, em uma situação inversa, isso não acontece. Quero dizer, se fosse ao contrário e aquela pessoa que te magoou estivesse no seu lugar ela não aguentaria calada diante das coisas que tivera que escutar. 

Depois que comecei a trabalhar, entrei de corpo e alma para a vida adulta, eu percebi que tudo tem um jeito para falar. Ainda não gosto do jeito que as pessoas falam uma com as outras. O modo como se acham no direito de humilhar uma as outras por estarem em um cargo superior ou se acharem no topo. Acho ridículo um ser humano se achar superior a outro quando somos todos os iguais. Mas, se algo te incomoda, você pode falar. Não é errado expor sua opinião. Errado é se sufocar com ela por temer machucar o outro. 

Aprenda, quando for expor a sua opinião, não grite, não seja agressivo. Se você acredita estar certo, não precisa alterar o tom de voz. Você vai aprender que o outro só te escuta quando você conversa com educação, caso contrário ele vai te tratar da mesma maneira. Mas nunca, em hipótese alguma, deixe preso na garganta aquilo que te incomoda.

Ouvi dizer que, pessoas que não falam sobre sentimentos, adoecem. Longe de mim querer assustar vocês. Só quero dizer que a sensação de saber falar sobre o que te incomoda, dialogar sobre algo que não acha certo... É tão libertador... Te deixa tão mais leve, que acho válido fazer isso sempre.

Enfim, me desculpem o desabafo, só queria que vocês soubessem que, caso passem por situações semelhantes, vocês não estão sozinhos! E vai por mim, não é errado falar a sua opinião. Isso é a famigerada liberdade de expressão.

Beijos de luz, Lore. 

8 Comments

  1. Muuuuuito obrigado, minha querida :D

    Revi-me imenso neste texto que está tão, mas tão bem escrito. Eu acho que virei o oposto. Se antigamente eu dizia tudo da boca para fora, sem pensar muito nas consequências, hoje faço por ponderar naquilo que digo. E tem resultado muito! Sei perfeitamente o quanto as palavras podem magoar, e prefiro sair magoado. Sempre... do que magoar os outros!

    Um dia feliz <3
    Segui de volta!

    NEW PRESS POST | PORTUGAL FASHION: EVERYTHING YOU NEED TO KNOW ABOUT THIS EVENT! :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom dia feliz, Miguel!
      Eu acho que tudo tem que ter equilíbrio, você pode falar mas não agredir verbalmente. Mas não pode se sentir sufocado, magoado. Por favor, não faça isso com você. Isso acaba por ir nos matando aos poucos e há casos de pessoas que adoecem. Liberte-se meu anjo! Posso dizer isso com certeza, porque visitei o seu blog e vi o quanto você é incrível no que faz, você tem um talento incrível, um potencial sem tamanho para explorar o mundo da moda e dar o seu melhor às pessoas. Vai por mim, elas geralmente não se magoam por ouvir a verdade, muitas vezes elas precisam dela. Mas é aquele lance, tudo tem um jeito de falar, só não pode ser agressivo. Quando você se sente livre, o mundo é a sua casa.
      Seja livre, Miguel! O mundo é seu!

      Obrigada pela visita! Espero que o seu dia seja incrível como você!
      Beijos de luz, Lore.

      Excluir
  2. Eu me vi no seu texto, sério. As vezes ficava pensando mentalmente em tudo o que poderia ter tido... Acredito que temos que nos impôr quando é necessário, mas sempre existe uma forma mais sensata de dizer as coisas para não ferir o outro.
    Estou te seguindo no face ♥
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia feliz, Simone!
      É como sempre digo, tudo está no modo como você fala. Dá sim para falar o que você pensa, o que acha certo, sem magoar as pessoas.
      Seja muito bem-vinda anjo!
      E muito obrigada pela visita <3
      Beijos de luz, Lore.

      Excluir
  3. Oi, Lorena!
    Aos poucos, a maturidade vai ajudando a gente a encontrar a melhor forma de dizer as coisas. A vida é um eterno aprendizado nesse sentido. Concordo que guardar faz muito mal.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      É sim, e é incrível poder aprender e perceber o quanto você amadurece com o passar dos dias.
      Muito obrigada pela visita <3

      Excluir
  4. Eu me identifiquei tanto com essa situação de engolir as palavras para não ferir alguém, me machucar do que machucar os outros. Eu sou bem assim até hoje em algumas situações, mesmo que inversamente não seja isso que acontece. Mas tem certas vezes que temos que dizer mesmo, faz muito bem <3.
    Estou seguindo de volta o blog <3. Gostei bastante daqui!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa noite feliz, Carol! Espero que teu dia tenha sido incrível!
      Situações como essas são complicadas, eu espero que, quando isso acontecer de novo com você, você se lembre que tem gente que também quer te ver feliz e eles só vão saber que as ações ou as coisas que disseram te incomodaram se você falar.
      Muito obrigada pelo carinho, linda. Seja muito bem-vinda, espero que volte mais vezes!

      Beijos de luz, Lore.

      Excluir