Não sei se você já ouviu falar, mas sabe aquelas barrinhas de cereais que a gente costuma comprar em supermercados para repor a energia durante o dia sem sair da dieta?
Então, não é que eu queira te desanimar, mas a maioria são bombas calóricas. Muitas vezes, para vender por um preço acessível, o mercado usa produtos cheios de açucares, o que prejudica na hora de manter a dieta.
Pensando nisso e, como estou sofrendo feito um burro de carga na academia, esses dias comecei a pesquisar se existia alguma receitinha que eu pudesse fazer em casa maneirando nos alimentos açucarados e achei uma.
Como tudo o que testo e vejo que fica bom, quero compartilhar com você, aqui vai a minha receitinha!
Você vai precisar de:
- 2 bananas
- 6 colheres de sopa de granola
- 5 colheres de sopa de aveia
- 3 colheres de sopa de mel
- uvas passas a gosto
Obs: na receita original, sugeria colocar pedaços de chocolate amargo, mas eu optei por colocar linhaça. Você pode soltar a imaginação e usar goji berry ou qualquer outra coisa que você goste, quem sabe damasco? Ou coco?
Modo de preparo:
Antes de começar a misturar os ingredientes, pré aqueça o forno a 180°. Depois, pegue uma vasilha de tamanho médio e misture a granola, aveia, uvas passas e linhaça. Em um pratinho separado, amasse as duas bananas até ficarem bem amassadas mesmo, e junte à misturinha que está reservada na vasilha. Coloque o mel e misture bem mais uma vez, dessa vez, até que todos os ingredientes estejam bem misturadinhos. Unte uma forma com manteiga sem sal ou azeite e espalhe a mistura por toda a forma apertando bem para que fique firme. Eu coloquei mais um pouco de granola e uva passas por cima porque, ao misturar com a banana e com o mel a granola acaba perdendo um pouquinho da crocância que eu tanto amo. Mas, como não apertei novamente para firmar na massa, depois que assou, as granolas ficaram soltinhas e acabavam caindo muito, fazendo aquela bagunça. Então, a dica é salpicar granola por cima mas vir reforçando elas com a mão, para que grudem na massa. Por fim, é só levar ao forno por 10 a 15 minutinhos, depende da potência do seu forno e de como você vai querer a sua barrinha. Eu deixei a minha por 10 minutos e ela ficou mais macia.
Depois que tiver assado, é só levar à geladeira. esperar endurecer e picar os pedacinhos.
É isso! Simples assim e super em conta. Eu deixei as minhas barrinhas na geladeira por mais de uma semana e ainda estavam gostosas no fim. Mas óh, sem exageros, hein? A barrinha é saudável e dá energia, mas tudo em exagero faz mal!
Me conta aqui nos comentários o que você achou e, se você fizer a receitinha, posta uma foto no Instagram e me marca (
@lorenaviiegas) que vou compartilhar todas nos stories!